quarta-feira, 1 de maio de 2013

Olá Caloira.



"Sabes que começa hoje uma nova etapa na tua vida. Estás quase a vestir pela primeira vez o traje académico, o que coloca sob os teus ombros uma grande responsabilidade. Nem todos chegam aqui. Muitos sonharão com certeza em ocupar um lugar como aquele em que te encontras agora. Porém não é disso que te vimos falar hoje...
Em primeiro lugar gostaríamos de te dar os parabéns por teres chegado até aqui. Por teres aprendido a estar por tua conta, por teres a coragem de embarcar nesta aventura que é conhecer uma nova cidade, novas pessoas, por teres sobrevivido às praxes, às grandes noitadas, às noites de estudo, às saudades de casa; a um mundo completamente novo para ti. Acreditamos que estes primeiros tempos possam ter sido um misto de coisas maravilhosas com outras menos boas, e tê-las sabido ultrapassar resulta na distinção entre a menina que eras há uns meses atrás e a mulher que és hoje.
Estás, neste momento, a frequentar um curso desta academia, pelo que te estão a ser fornecidas as ferramentas para que te venhas a tornar numa ótima profissional. Deves compreender a importância que isto tem. Se olhares à tua volta, agora mesmo, verás que em teu redor estão centenas e centenas de alunos a aperfeiçoarem-se nos mais diversos cursos. A tentarem ser cada dia melhores naquilo que melhor sabem fazer. São eles, és tu, somos nós, o futuro. E, por isso, temos o dever de nos preparar o melhor que podemos, por forma a vivermos melhor, a sermos todos mais felizes, porque não te esqueças, ninguém pode viver por ti; ninguém pode estudar por ti para aquela frequência chata que terás na próxima semana, ninguém pode ir assistir às aulas por ti, ninguém pode ir esclarecer uma dúvida, que é tua, com o professor. Cabe-te  a ti, motivar-te. Frequentar um curso universitário poderá ser um grande orgulho para a tua família, para os teus amigos, para ti mesmo, mas é importante que não te esqueças que também, todos nós, precisamos daquilo que tens para nos dar. Sabe, igualmente, que não te queremos no mercado de trabalho, se não for para o fazeres com paixão. Assim, se te encontras naquela posição muito difícil de estar num curso que não é o indicado, não tenhas medo de mudar. Mudar e tentar outro rumo, nesta situação, só demonstra a tua força, demonstra que és responsável e sonhador - e quão lindo isso é. O que farias se não tivesses medo? Então faz! Coragem!
Irão falar-te muito da crise, dizer-te que as coisas estão muito más. Mas POR FAVOR não desanimes; cruzarmos os braços e acharmos que 'não vale a pena' não será certamente a solução. mantém isto em mente em qualquer aspeto da tua vida.
Se, pela primeira vez, vestes um traje académico, deves compreender que estás a carregar em ti anos e anos de história e tradição. Estás a vestir Coimbra, uma cidade incomparável, estás a fazer parte de uma grande família. Sabe que não te perdoarás a ti mesmo se não aproveitares estes anos o melhor que podes - é improvável que voltes a viver algo assim! Conhece Coimbra, namora-a, desfruta-a, vive-a; faz por aqui seres feliz todos os dias. Não imaginas a saudade de quem já não tem o privilégio de a ver acordar todas as manhãs, como tu... Sabe o quão significante é dares-te com os outros. Agora, mais que nunca, irás certamente perceber aquela frase de que os amigos são a família que nós escolhemos.
Queremos ainda alertar-te para o facto de estares no auge da tua vida. Estás naquela faixa etária em que tudo te é permitido, inclusive a ideia de que podes mudar o mundo, que podes ser tu o nosso próximo grande revolucionário, que serás tu a acabar com a fome. É nesta altura que a vida nos parece mais cor-de-rosa. É, portanto, um bom momento para te sentares a traçar um plano.
E, por fim, abre o teu coração para o que irás assistir dentre em breve... Fecha os olhos, dá a mão a quem está mesmo ao teu lado e aproveita o momento, que será seguramente uma doce recordação na tua vida. Está quase a chegar a tua primeira serenata. Já sentes os arrepios? 
Desejamos-te o melhor, sê feliz!!"


Todos os direitos de autor reservados ao Projecto Forrest


Até Amanhã!

"Coimbra, levo-te comigo para a vida" <3>

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!