domingo, 27 de abril de 2014

Estou necessitada...



... de férias!

E este pensamento, por si só, leva-me a ter em consideração que os povos que têm uma maneira de ser um bocado diferente da dos Portugueses (e com isto entenda-se a grande maior parte do Mundo) iriam certamente dizer que eu sou pobre e mal agradecida (literalmente).

Pois bem, o que acontece é que esses outros povos estão habituados a um ritmo frenético de modo de vida, de trabalho e com um bom e considerável período de descanso para não caírem em esgotamento. Tendo isto em conta, quem tem um ritmo frenético de vida somos nós: trabalhamos em horários estúpidos, chegamos a casa à noite, não temos tempo para nada e, como bons portugueses que somos, andamos sempre a correr para todo o lado e para todos os compromissos a que devemos atender.

Cheguei então à conclusão, depois de falar com várias pessoas de outras nacionalidades, que a verdadeira questão dos portugueses serem assim é precisamente o tempo que gastamos em férias!

Os outros povos têm mais "períodos" de férias do que nós e focando-me na área dos estudantes - que é a minha, por sinal - aproveitam essas férias para trabalhar!

Passo então a explicar:
Em países como o Brasil, os alunos universitários têm a oportunidade de todos os anos, durante o seu ano letivo, fazerem uma espécie de estágio profissional que lhes propicia uma bagagem gigante para as cadeiras que estão a ter.
Em Espanha e Itália, os alunos podem fazer estágios dentro das suas áreas de estudo durante os períodos de férias.
Em Inglaterra e Américas (não sei se todas as Américas, mas muitas delas), os estudantes podem e devem utilizar as suas férias (principalmente as de verão) para trabalharem, mesmo que em part-time, em áreas correspondentes àquilo que andam a estudar.
Num país qualquer da Europa central (não me lembro qual, peço desculpa), os alunos são obrigados (atenção à conotação da palavra) a terem experiência profissional antes de entrar na universidade e, durante o tempo em que lá estão, devem apresentar uma procura de trabalho intensiva nas áreas desejadas para trabalhos futuros.

Isto significa o quê?
Que enquanto em países como Portugal os alunos ocupam as férias para ver filmes, atualizar horariamente os perfis do Facebook, ir para a praia, sair à noite, viajar com os amigos, assistir a festivais, ir ao cinema, etc, os outros países fazem isso tudo e ainda trabalham!
Isso faz com que, psicologicamente, eles sejam muito mais capazes de aguentar um ano letivo - porque nunca "pararam" definitivamente - enquanto os portugueses (como eu, quero já ressaltar) andam o ano todo a pedir férias!

E na realidade, se quisermos, em Portugal, trabalhar na nossa área durante as férias, mandam-nos bugiar porque nem para os, já, profissionais existe emprego; e se quisermos fazer uma qualquer espécie de estágio de Verão, como existe na UC, ou os locais de estágios são tenebrosamente péssimos ou temos de ser nós a estabelecer o contacto e levamos a resposta de não termos autoridade suficiente para o fazer.

Portanto... não sei se o problema é do nosso sistema de ensino permitir que as férias sejam aproveitadas apenas para lazer - é bom realçar que, mesmo só fazendo o que bem nos dá na real gana durante as férias de verão, não somos o país mais feliz do mundo e duvido que estejamos  bem posicionados no ranking - ou se o problema é mesmo da mente dos portugueses que nunca procuraram fazer mais do que lazer nas férias de verão e, consequentemente, estarem super desadaptados durante o ano letivo.

Resumindo e acrescentando, temos os melhores estudantes do mundo, uma das melhores universidades do mundo, somos considerados um dos países mais inteligentes do mundo e nem assim sabemos aproveitar os nossos recursos, tendo como o outro lado da moeda: um dos piores sistemas de ensino do mundo, sermos um dos povos mais preguiçosos do mundo, um país com um dos mais altos níveis de depressivos do mundo e um dos países mais tristes do mundo, sendo considerado um dos melhores países para viver no mundo.

Não sei se é só para mim que isto não faz sentido... se for, peço desculpa, posso ser eu a ver as coisas de maneira muito racional e pragmática.
Digo eu que, enquanto formos o melhor e o pior do mundo ao mesmo tempo, de facto não vamos sair da sepa torta!

E eu... preciso de férias ;)



http://www.poupareganhar.com/wp-content/uploads/2011/02/ferias1.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!