quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Novidades linguísticas


Já por várias vezes referi cá em casa que podia perfeitamente ser "inventora de palavras", assim de profissão. Depois, quando tivesse filhos, era essa a designação que eles iriam escrever naquele espacinho das fichas da escola que perguntam: "profissão da mãe".
E deixem-me que vos diga que seria muitissimo bem sucedida nessa profissão.

Pois qual não é o meu espanto quando descubro duas novas palavras da língua portuguesa que eu nunca na vida imaginaria que pudessem ser mesmo de verdade:
  • Contristar
  • Questiúnculas
 Vou colocá-las em duas frases, que servirão de exemplo, para aqueles que, como eu, não faziam ideia da existência destas palavras:

"Não te contristes com essa notícia deveres horrorosa"/ "Só o fiz para que não te contristasses" (ou seja, contristar = ficar triste)

"São ridículas essas questiúnculas que me fazes" / "As tuas dúvidas mesquinhas e questiúnculas deixam-me envidraçada" (ou seja, questiúnculas = perguntas inúteis)

Contristar & questiúnculas são palavras que eu, definitivamente, vou passar a usar no meu quotidiano. 
Para quê simplificar as coisas quando podemos adornar o nosso discurso com tamanha terminologia?

Viva o Português e a minha ignorância!
VIVA!


http://vocedeolhoemtudo.com.br/wp-content/gallery/dicionario-de-lingua-portuguesa-online/dicionario-de-lingua-portuguesa-online-1.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!