quarta-feira, 22 de abril de 2015

As Hashtags



Fui jantar a casa da Ana.
E disse-lhe que não ia falar sobre este assunto.
Voltei a casa.
Abri o facebook.
E ó God Damn It, tenho de comentar.

É verdade que o Porto foi mais fraco, é verdade que a equipa chegou ao jogo com papo de galo por ter ganho em casa, é verdade que a confiança se mostrou pior que a encomenda, é verdade que houve falhas técnicas, má organização, nervos à flor da pele, desconcentração, ansiedade, etc. É verdade que o Bayern foi melhor. Ponto final. Termina aqui o assunto.
No entanto, não se esqueçam, gente, não se esqueçam, que o Porto fez dois jogos magníficos, que a equipa sofreu alterações que lhe podem ter causado a derrota e que, mesmo assim, abraçou o jogo até ao último minuto à espera de um milagre ou na esperança de um calcanhar de Madjer. O Porto é uma das 8 melhores equipas da Europa e todo o português se devia orgulhar de ter uma equipa portuguesa em tamanha competição.
Vocês já sabem: eu sou uma tipa do futebol. Sou uma tipa do bom futebol, do bom desporto, mas, acima de tudo, sou uma tipa do bom desportivismo.
E agora que já falei do jogo, que manifesto e parabenizo a equipa quase imbatível do Bayern e que parabenizo, ainda mais, a equipa fantástica do Porto que tanto me orgulha, posso passar para o verdadeiro fundamento deste post: a crítica social, como é óbvio, porque é isso que eu faço sempre!

Sendo uma tipa do bom desportivismo, há uma coisa que me irrita, que me chateia e que me adoece nesta cena do futebol (mais ou menos) que são os adeptos.
E não são aqueles adeptos tipo eu que pintam o coração da cor da camisola e abraçam a causa, choram, seguram o coração que acham que vai sair do peito, gritam, ficam sem voz, acompanham a equipa como se fosse um casamento: na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe. Adeptos a quem nem a morte lhes retira o amor pelo clube. Não são desses adeptos de quem eu me queixo. Esses, fazem clubes, fazem nações, fazem países, fazem amigos, fazem história.
Os adeptos de quem eu me queixo, são aqueles que apoiam um clube, incondicionalmente talvez, mas se revelam "anti". 
Anti o quê?
Anti tudo o que não seja o seu clube.
Porquê?
Expliquem-me a finalidade de ser feliz com a derrota dos outros, quando choram baba e ranho com as derrotas dos seus clubes. Expliquem-me a razão de ficarem contra o próprio país se isso implicar só e apenas que não seja o seu clube a jogar, mas outro qualquer. Expliquem-me por que é que hoje toda a gente que não era Portista era a favor do Bayern. Expliquem-me porque eu não consigo perceber.
Admito que posso ser muito limitada. Neste aspeto devo ser a pessoa mais limitada à face da terra, porque não consigo conceber a ideia de "antis". Porquê?

Vamos imaginar o cenário, por exemplo (e ironicamente), Porto-Benfica.
Os Portistas torcem pelo Porto, os Benfiquistas pelo Benfica. Matam-se, espancam-se, roubam-se, assumem relações, não interessa. Tudo ok.
Num cenário, por exemplo, Benfica-Manchester, para a Liga Europa, por que raio de razão é que eu hei-de torcer pelo Manchester, só porque é contra o Benfica e eu sou Portista?
Não entendem que essa cena de ser "anti" outro clube que não o nosso é só mais uma demonstração da falta de paixão, mais uma demonstração da falta de humanismo e mais uma demonstração que não somos nada mais que pó? Só mais um euro nas contas bancárias dos milionários que lucram com os antis-futebol?

E outra coisa que eu não percebo.
Acho muito giro que os adeptos se definam como a equipa, no sentido de dizerem "se ganharem, a vitória é nossa; se perderem, a derrota é nossa."
Mas não entendo esses mesmos anti (outra vez) que se a equipa de quem eles não gostam ganha "a culpa é do árbitro", mas se perde "vocês (todo o mundo em geral, exceto os adeptos do seu próprio clube) mereceram, porque são uma merda". 
Não entendem que o jogo é de quem o joga? A vitória é da equipa, a derrota também. O prémio é deles, o dinheiro também, o esforço igualmente. 
Eu mereci esta derrota do Porto? Não tenho nada de merecer ou deixar de merecer. Se a equipa mereceu? Sim, o Bayern jogou para isso.
Então parem lá com essa treta de mandarem vir com os adeptos como se fossem eles que estivessem a jogar e parem lá de fazer aos outros o que não admitem que vos façam a vocês.
Arranjem novos argumentos, arranjem uma vida, arranjem um passatempo, são coisas fáceis de encontrar nos chineses, mas parem lá de arruinar o desportivismo e deixem isso para quem não tem inteligência - desses não se pode exigir muito mais.

E tinha de acabar este post, que mais parece um capítulo de um livro, com o habitual sarcasmo:
#SomosPorto 



http://www.bolanarede.pt/wp-content/uploads/2014/01/IMG_0933.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!