quarta-feira, 5 de março de 2014

Não sei se...



Não sei se gosto deste poderio e monopólio que detém a Google!
Dou-lhe todo o mérito que a empresa merece - e os seus criadores, naturalmente -, mas não sei se me agrada o facto de todas as minhas informações pessoais que eu nem sei que forneci, assim como as aplicações que eu uso e páginas web que eu frequento serem todas filhas da mesma empresa e, consequentemente, exigirem um grande esforço da minha parte para as perceber.

E isto vem em que seguimento?

Pois bem, toda a gente sabe que eu não nasci neste século e o meu cérebro não nasceu no século passado também... é um bocado anterior a isso.
O que faz com que eu não seja, de todo, uma mulher tecnológica! Determinada, sim; ambiciosa, ainda mais; lutadora, q.b.; inteligente, hei-de ser; tecnológica, não de todo!! 

Criei um e-mail, já faz algum tempo - sendo que nem eu própria tenho assim tanto tempo quanto isso - simplesmente porque me disseram que era extremamente necessário. 
A única coisa que eu fazia na Internet era visitar a minha conta Hotmail, isto quando eu tinha 12 anos de idade e a Internet era todo um mundo por descobrir (de frisar que continua a ser). Nessa altura, nem e-mails enviava e o único mail que tinha na minha caixa de entrada era as felicitações da equipa no hotmail por ter criado a conta.
Seguiu-se a pesquisa no Google e era imagens, livros, histórias, fan fiction, jogos, notícias, meteorologia e etc, etc, etc. O Youtube veio a seguir e todos os sites manhosos sucederam-se a ele: o Hi5, o formspring, o blog, Foruns de fãs, Myspace, Twitter e Facebook.
Com o desenvolver a minha vida social online, a minha conta do Hotmail começou a ficar poluída com Spam e publicidade e coisas erótico-badalhocas que eu não queria receber. Por isso decidi criar uma conta no Gmail.

O problema prende-se aqui: todas as minhas contas nas redes sociais e redes menos sociais foram criadas com a minha conta Hotmail.
Qual não é o meu espanto quando vejo que, sem que eu tenha dado por isso, o Youtube e o Blogger foram comprados pela Google, logo, felicidade, podia ter uma conta imediata, sem precisar de muita coisa e formalizações, com o meu Gmail.

Mas ninguém disse a estes senhores que eu sabia disto!!

Como podem ver pela data do meu último post, foi este o tempo que eu demorei até descobrir que tinha de fazer logout no meu Gmail para voltar a entrar no Gmail com o endereço do meu Hotmail para conseguir encontrar o meu blog e voltar a publicar!

E estive quase, quase, quase para criar um novo blog porque não fazia a mínima ideia de como chegar aqui.

Não sei se gosto deste domínio Googliano ou se só não gosto da minha própria limitação tecnológica.
E lembro-me de ter discutido isto, o ano passado, nas aulas de Epistemologia quando descobri que o Google sabe onde eu moro sem eu lhe ter dito! Não sei se estão a perceber o problema...


http://us.123rf.com/400wm/400/400/carloscastilla/carloscastilla1106/carloscastilla110600065/9867060-concepto-de-tecnologa-a-con-ca-digo-de-cara-y-binario.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!