quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Felicidade Nacional



O que eu venho cá dizer hoje já não é novidade para ninguém, mas mesmo assim continua a existir incessantemente como se as pessoas - inocentes, pobres coitadas - dependessem disso.

Portugal é, efetivamente, um dos países menos felizes da Europa - senão do Mundo.

E eu acho - tenho a certeza - que um dos motivos para isto acontecer é o facto das pessoas perderem tanto tempo com o que lhes faz mal, porque têm prazer nisso, e haver tão pouco investimento no que lhes faz bem.
Que felicidade traz a alguém investir tempo e dinheiro numa coisa de que não se gosta?
E com isto refiro-me a aspetos culturais.
Por que razão hei-de perder tempo a ouvir uma música que eu não gosto, a ver vídeos sobre um cantor, um ator, uma banda que eu não gosto e depois disso tudo investir os meus esforços em abrir a caixa de comentários e escrever "és gay"?
Por que razão hei-de perder tempo a ler post num blog que eu não gosto, atualizar-me no facebook, twitter, instagram, tumblr, etc, etc, etc, de uma pessoa que não me faz feliz (para não dizer "que eu não gosto") e depois disso tudo investir os meus esforços em abrir a caixa de comentários e escrever "és um filho da tua mãe"?
Por que razão hei-de perder tempo a ver um filme que eu não gosto, a analisar uma loja que eu não gosto, a entrar num bar que eu não gosto, a ir a um café com alguém que não me faz feliz e depois disso tudo investir os meus esforços em dizer bem alto "és uma bosta"?
Por que razão é que eu hei-de investir a minha força, o meu tempo e o meu dinheiro em coisas que eu não gosto?

Mas se acham que isto é óbvio - como eu achava - então expliquem-me como é que em todos os vídeos do youtube, em todos os sites de filmes online, em todas as páginas web, se vêem e lêm comentários depreciativos?
Meus amores, se não gostam de alguma coisa online é simples: não vejam!
É que para além de ser estúpido ainda estão a dar dinheiro e fama às pessoas, filmes, músicas e tantas outras coisas, de que não gostam... qual é o sentido?
Se, em vez disso, parassem um bocado para pensar e vissem apenas aquilo de que gostam, talvez - talvez, digo eu, pura inocência - não precisavam de depreciar tanta coisa e não havia tanto efeito bola de neve.

E já que têm tanto tempo e energia para gastar naquilo de que não gostam: pensem um bocadinho na vossa atitude.


http://www.iradio.ie/blog/wp-content/uploads/2013/01/just-saying_design2.png

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!