quarta-feira, 13 de maio de 2015

Eu sou Portista...



... e adepta do bom futebol. Por isso, se o texto é bom, merece ser partilhado independentemente do clube das pessoas.
Não posso discordar completamente...


"Senhor Lopetegui (é assim, não é?).
Começo por dizer que sou adepto do Benfica mas, acima de tudo, sou um adepto do futebol e tento ser o mais honesto possível nas análises que faço.
A sua chegada a Portugal para treinar o FC Porto foi: mais do mesmo. O senhor veio de Espanha a pensar que ia treinar um clube onde ganharia tudo (deram-lhe essa injeção - como dão a todos os que por lá passam) e percebo a sua frustração. De facto, a verdade é que o senhor Lopetegui (é assim, não é?) nunca treinou nenhum clube, nem obteve resultados ao comando de nenhum clube que justificasse a sua vinda para um grande em Portugal (lá está a minha honestidade). O FC Porto está acima de qualquer basco com mania de grandezas e com a mania da perseguição. O seu currículo enquanto treinador passa por ter treinado o Rayo Vallecano (desceu de divisão), o Real Madrid Castilla e as seleções jovens de Espanha. O que ganhou? Dois títulos com a seleção de sub19 e sub21 (não era muito difícil dada a qualidade da formação espanhola). 
Chora hoje, chorou ontem e vai chorar amanhã, desculpando os maus resultados obtidos num clube com o maior orçamento de sempre do futebol português, sistematicamente, nas arbitragens. O senhor Lopetegui (é assim, não é?) não passa de um treinador banal com toques de ilusionista. Gosta de passar a ilusão que é grande e que o seu clube tem sido sempre prejudicado. Gosta de iludir a opinião dos outros acerca dos "excelentes" resultados que obteve na Champions. Excelentes? Vejamos, fase de grupos: Shaktar, Bilbau e Bate Borisov; 1/8 de final: Basileia; 1/4 de final: Bayern. Passearam na Europa até apanharem uma equipa que joga futebol e aí foram humilhados. Não brinque com a inteligência das pessoas, senhor Lopetegui (é assim, não é?). Internamente foram eliminados precocemente da Taça de Portugal (logo na 1ª elimiatória que disputou) e da Taça da Liga, o campeonato está quase impossível de ganhar e agora há que ganhar o campeonato da choradeira e disparar em todas as direções.
Segundo o que li do senhor Jorge Jesus e passo a citar: "O FC Porto vai vencer o Gil Vicente. Ainda não jogou, mas, para mim, é como se já tivesse jogado.", ele disse o que achava devido à diferença abismal entre o seu clube e o Gil. Disse alguma coisa errada? Mentiu? Desprestigiou o seu clube ou a si? Não, senhor Lopetegui (é assim, não é?), disse a verdade que se veio a confirmar e, essa verdade, é aquela que o senhor não quer ver. Provavelmente, se não tivesse a mania das grandezas, até tinha sido campeão, mas felizmente para os benfiquistas, o senhor Lopetegui (é assim, não é?) inventou mais em três meses que o Professor Pardal em décadas de edições das revistas Disney. Portanto, só se poderá queixar de si, do seu fraco conhecimento do futebol português, das suas limitações enquanto treinador e da sua ambição desmedida, que rapidamente se transformou em ataques pessoais contra colegas de profissão, jornalistas e comentadores desportivos (cargo que o senhor desempenhou em Espanha entre 2004 e 2006).
Infelizmente para si que não vai ganhar nada, também o seu clube nada ganhará, tal como, na época passada: dois anos inteiros sem títulos. É frustrante? É. Dói? Sim, dói. Eu,infelizmente, sei como é, como adepto do Benfica que sou. Mas tem de se sujeitar a isso e encarar a realidade. Percebo o ódio que as pessoas que passam naquela casa sentem ao maior clube do mundo, mas esse é um preço a pagar quando se fazem más escolhas.
E quanto ao manto protetor, eu diria melhor: Manto Sagrado. Não é qualquer um que veste o Manto Sagrado; o Manto que nos protege da inveja e da fúria dos outros; o Manto que veste mais de seis milhões de adeptos em todo o mundo; o Manto que leva o Benfica ao colo; o Manto que carrega o Benfica para as vitórias; O Manto que o senhor Lopetegui (é assim, não é?) jamais envergará!
Assuma: o Benfica foi melhor e mais regular que o Porto. 
Um homem é grande quando valoriza a vitória do adversário e quando mostra humildade na hora da derrota. 
Um homem é pequeno quando ameaça com um "puñetazo" o seu adversário por não ter conseguido ganhar e quando tenta mandar areia para os olhos das pessoas.
E se o senhor se sente prejudicado com as arbitragens que - segundo a sua opinião - beneficiaram o Benfica, imagine como se sentem os benfiquistas com o que se passou nos famosos anos a fio do apito dourado.
Não faz ideia, pois não, senhor Lopetegui (é assim, não é?)?"



http://cdn.foxsports.com.br/sites/foxsports-br/files/img/notes/materia/620x465/julen-lopetegui-novo-tecnico-porto-640x480-divulgacao.jpg

1 comentário:

  1. Não concordo nada com o texto.
    Concordo antes que o Lopetegui tocou na ferida de muita gente, acertou o alvo em cheio e é isso que dói a muito boa gente (caso contrário não haveriam tantos indignados). Este ano não houve futebol, nem deixou de haver. Foi e é uma vergonha (mesmo só faltando duas jornadas para o final - os casos continuam.) o que se anda a passar no futebol português, mas um dia tudo vem a publico ;)

    ResponderEliminar

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!