segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A Promessa



Porquê, Jimmy, porquê?


A população portuguesa decidiu esgotar os exemplares deste livro e, assim, vi-me obrigada a esperar muito tempo até conseguir arranjar um fundo (doado xD) para ir à Fnac e adquiri-lo só para mim. Parecia uma criança feliz com um chupa-chupa ou a comer chocolate pela primeira vez. Li-o em dois dias.
A única coisa que penso agora que já tive 2 semanas para refletir sobre o que aconteceu no livro:
Porquê, Lesley Pearse, porquê?

Foi a primeira vez que a autora me surpreendeu e não foi muito pela positiva.
Tendo em consideração que este foi o sétimo livro que li dela, fiquei mesmo surpreendida porque achava que iria sempre venerar qualquer tipo de obra da Lesley Pearse.
O livro está fantástico, super fantástico. Primeira Guerra Mundial, super bem detalhada, a escrita incrível que ela tem, as descrições fantásticas, as mortes que nos doem, os amores que nos apaixonam, as personagens que nos encantam, tudo, tudo, tudo. Quasi-perfeito!

E porquê Quasi?

A história prende-se com Belle, a heroína de Sonhos Proibidos. Quando regressa da sua curta, mas longa, jornada de prostituição e objetificação casa-se com Jimmy, um alto, musculado, ruivo, bem-humorado, atencioso, carinhoso, sempre apaixonado, compreensivo, melhor amigo e melhor amante, taberneiro.
Durante a sua jornada em que foi vendida e prostituída, Belle desenvolve uma espécie de paixoneta por Etienne, um homem alto, louro, de olhos azuis, musculado, frio, sempre apaixonado, carinhoso, amigo, leal, corajoso, forte, sofrido, inteligente, traficante de crianças.
Belle e Jimmy casam-se. Etienne, francês, vai a Londres para se certificar de que Belle tinha abandonado a vida de prostituta e se encontrava bem. 
Começa a primeira guerra mundial. Etienne e Jimmy alistam-se nos exércitos Aliados Francês e Britânico, respetivamente. Belle vai trabalhar com a Cruz Vermelha, no apoio aos militares. Encontram-se todos em França. Belle e Etienne têm um caso de uma noite. Há um bombardeamento e Jimmy fica desmembrado (sem uma perna e um braço). Só não morre porque é salvo por Etienne. Belle e Jimmy voltam para Londres. Etienne mantém-se na guerra e é dado como desaparecido em combate, possivelmente morto. Jimmy é frio e sofre de PTSD.

Jimmy não morreu na guerra. Belle e Etienne estão apaixonados. Belle fica com Jimmy porque é mulher dele.
E o que é que autora faz?
Mata-me o homem de Febre Espanhola!

Porquê????
Ele já estava desmembrado, com Stress Pós-Traumático, impotente, a sentir-se menos homem, com a mulher apaixonada por outra pessoa. Não morre de guerra e vai-me morrer de febre?

Por que é que isto me chateia?
Porque foi uma conclusão fácil!
Era óbvio, desde o início, que a Belle e o Etienne iam ficar juntos. A autora não tinha como solucionar a questão Jimmy para além de uma morte. Como morrer na guerra era demasiado cliché, pumbas! Veio outra cena qualquer... neste caso, a febre espanhola!

Porquê, Jimmy??
Se alguém tiver um Jimmy, não retornado, eu voluntario-me para ser sua legítima esposa, ama-lo e respeita-lo, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe (espero que não por febre espanhola).



http://static.fnac-static.com/multimedia/Images/PT/NR/55/00/0b/720981/1507-1.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!