sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Wishlist #5



https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSGC9My-FJm8pSziEroWGmrLq4EWj_hl3RLl0J_z7O-jM47LSha


Sinopse:
"No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.

A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou. Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.

Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?

A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos."

A Promessa é o livro que me falta ler da coleção de livros da Lesley Pearse, nomeadamente:


       

      


Aconselho vivamente todos os livros da Lesley Pearse. As histórias são viciantes, o discurso, o ritmo de apresentação, as descrições (sem serem exaustivas), valem muito, muito a pena. Sei que não está fácil para ninguém conseguir comprar livros, mas se tiverem uma Fnac por perto, não se coíbam de passar lá uma tarde ou duas a ler algum destes livros ;)

Pelo menos se forem raparigas!! 

Não que os livros não mereçam ser lidos por rapazes, merecem sim, e (digo eu) muitos rapazes deviam mesmo lê-los para saber que as mulheres são mais fortes e mais corajosas do que aquilo que eles pensam muitas vezes. Quanto mais não seja para ficarem a saber que as mulheres não precisam ser entregues em casa, dentro de um caixa, mesmo ao lado do, muito falado, "manual de instruções".

Às vezes gostava mesmo de abrir umas certas cabeças masculinas e enfiar-lhes um destes livros lá dentro. Estas mulheres - descritas em tempos muito longínquos, como o século 18, 19 ou 20, na altura das descobertas marítimas ou da Primeira Grande Guerra, no tempo em que as mulheres ainda nem usavam calças e se debatiam diariamente com os corpetes que tinham de usar - foram mulheres de grandes Homens que não precisaram de um "Guia de Sobrevivência ao Sexo Feminino" para ficarem com elas. E estes Homens... foram Homens de Grandes Mulheres!

Mais uma vez, não acho que os livros não devam ser lidos por Homens, porque devem sim, mas acho que a leitura é mais viciante quando lida por uma mulher. Todas as histórias são sobre mulheres: Ellen & Daisy, Mary, Matilda, Beth, Beth & Susan e Belle. Todas elas lutam afincadamente por uma vida melhor, o direito das mulheres, o fim da opressão feminina e todas encontram o amor nos braços do mais inesperado "lucky guy"

Obviamente que estamos perante uma escritora altamente feminista, mas esse lado não passa assim tanto. Não dói ler os livros dela, as histórias nunca são baseadas em clichés, há sempre mortes que nos fazem chorar, há sempre uma centena de páginas que nos deixam angustiadas, há sempre um sentimentozinho de revolta pelos "cabrõezinhos" que fazem mal às "nossas" personagens!

Simplesmente um vício!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!