quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Ó Vó*



Estava a minha avó a contar-me, a caminho de Fátima, uma das suas tantas histórias que eu adoro que ela conte.

Dizia-me ela que, por ser filha única, nunca teve a hipótese de saber o que era brincar constantemente com alguém (um dos motivos pelos quais quis ter mais que um filho... e teve 8) e sempre teve de se entreter sozinha.

Contava-me que, no Natal, colocava os dois sapatinhos na esperança de obter um presente e o que recebia eram meia dúzia de castanhas e meio molete (expressão tão típica da terrinha. Um molete é um pão. Um papo-seco, nalgumas cidade. Um trigo, noutras tantas. Depois publico uma imagem para não restarem dúvidas)

"Nunca tive necessidade de pedir chocolates porque chocolates comia eu todas as semanas.
Ao Domingo, ia com os meus pais a casa do meu padrinho e ele dava-me dois chocolatinhos do tamanho de metade do meu dedo indicador. Tinham uma prata tão linda, tão linda e ainda traziam um bonequinho. E eu guardava-os todos. Tinha tantos bonequinhos de coleção...
Um Domingo, fui a casa do meu padrinho e quando lá cheguei ele disse-me: "Maria, anda aqui que tenho uma surpresa para ti!". E eu lá fui. Entregou-me um chocolate comprido, mas fininho, numa prata amarela, tão lindo aquele chocolatinho. Era dos fura (depois publico uma imagem do que é um fura). Eu fiquei tão contente que o guardei no meu bolso e não queria que ninguém visse, que era para não mo roubarem. Quando ia embora, ele ainda me deu mais dois chocolatinhos daqueles que costumava dar sempre. Eu é que pensei: "o meu padrinho hoje foi muito meu amigo!".
Há ida embora, iamos sempre encontrar-nos com o meu Tio Manel, que andava a namorar a Ti Miria (Tia Maria) às escondidas, mas nós nunca lhe falavamos sobre isso. Quando estavamos a chegar, a Ti Miria entrava para dentro de casa e a gente fingia que não a tinha visto e que não sabia de nada. O meu Tio Manel punha-me sempre em cima da bicicleta dele e lá ia ele a conversar com os meus pais e eu a ouvir a conversa.
Pelo que digo eu: "Ó Ti Manel, hoje o meu padrinho é que foi meu amigo!", "então, Maria, porquê?", perguntou-me ele. "Deu-me um chocolatinho tão lindo, tão lindo, numa pratinha amarela e ainda me deu mais dois chocolatinhos pequeninos como me costuma dar sempre.". "Oupa, tu é que tens sorte", disse ele.
Quando chegamos a casa, os meus pais e o Tio Manel foram para o aido (sítio onde se coloca as galinhas e os coelhos) e eu fiquei em frente à lareira com a minha manta a olhar para o meu chocolatinho e pensei: "não te vou comer. És tão lindo que se eu te comer fico sem ti. Vou comer os outros dois pequeninos porque desses o meu padrinho dá-me sempre. Vou-te guardar e não te como." E guardei. Comi os outros dois pequeninos e guardei aquele porque era tão bonito que eu não queria desembrulhá-lo sequer!
Depois de comer os outros dois, pensei: "mas se eu não o comer, vai-se estragar e vou ficar com mais pena. Ó... vou comer!"
E quando o abri... era uma tábua!
O meu padrinho queria que eu abrisse lá no café dele que era para toda a gente se rir de mim, mas eu não abri porque não queria que mo roubassem. Fiquei tão desconsolada que fui toda irritada ao aido dizer ao meu Tio Manel e aos meus pais: "Ora qu'esta, afinal o meu padrinho não foi nada meu amigo, foi é um grande malandro. Olhai, deu-me uma tábua embrulhada numa pratinha para eu achar que era mais um chocolatinho. Deu-me uma tábua!!!"
Eles os três riram-se quanto podiam e eu estava furiosa. O meu Tio Manel disse: "Nós já sabiamos Maria. Por isso é que ele te deu os dois chocolates!"
O meu padrinho não queria que eu ficasse desconsolada dos chocolates e deu-me os outros dois para eu comer, e a tábua... olha... queria eu lá saber dela."

Como te amo avó, és eterna*


 Isto é um fura, uma máquina que, se a pessoa acertasse no buraco, ganhava um chocolate!

http://c2.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B4c110c01/13451558_zolWP.jpeg


 Isto é um aido, uma espécie de galinheiro, mas como casa para todo o tipo de animais (galinhas, coelhos, porcos, etc.)

http://www.afilhadaemmocambique.com/fotos_casa_crianca/edificio/5%20Galinheiro.JPG


 Moletes, papo-seco, trigo, pão!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEik4ctC3d09hgI-OMkSz80yU55Q72s7ZM_hBKj2irs3pXOAdnfaiIS2kP6-ciq4DBU0bx4qFJqoEUzgRkEYRZwrAKDSW4fhbLqMEn0DVrEBX-0oWH1D4zbJ3TUpkAXsPYDY1w9stoK9Lt9-/s400/DSC_0085.JPG

1 comentário:

  1. Olá :)

    Olha os chocolates Regina :p

    Respondendo ao que me perguntaste: não estava só a falar do trabalho, mas sim, o trabalho anda a dar-me cabo de 75% do meu juízo. Detesto aquilo e detesto ainda mais o meu boss, mas pronto.

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!

Arquivo do blogue