terça-feira, 10 de março de 2015

2 segundos



E cá estou eu para mais um post quase feminista, mas que eu, com todo o cuidado que (não) tenho com a terminologia, prefiro chamar de post em luta pela igualdade de género!

É claro - e eu já sei - que o Dia da Mulher, assim como as Ladies Nights, os Salão Femme e tantas outras coisas são puros golpes de Marketing, eu sei. Mas posso revoltar-me na mesma, não posso?

Comecemos, então, com uma pergunta muito simples:
Quando é que é o Dia do Homem?
E não estou a falar do dia da Humanidade ou do dia do ser Humano ou do dia de outra porra qualquer. Estou a falar do dia do Sexo Masculino. Quando é que é?
Perguntei a várias pessoas, homens e mulheres, e a grande maioria respondeu-me: "Ah, isso é todos os dias!"
Say What?

O puro e pequeno golpe de marketing deste Dia da Mulher não passa de mais um machismo camuflado. 
Se as mulheres são fraquinhas, fraquinhas, que precisam que lhes carreguem os sacos das compras, que não têm dinheiro suficiente para pagar a entrada num bar e então lhes criam uma Lady Night para que paguem menos do que o homem (que, camuflado, significa, mais uma vez, que os homens ganham mais que as mulheres e assim é que tem de ser), que precisam que lhes abram as portas porque podem partir um salto, quebrar uma unha ou arrancar um fio de cabelo, que precisam que haja uma comemoração a nível mundial de um dia do sexo feminino, também são fraquinhas, fraquinhas, para lutarem por um posto político de destaque, um posto económico de destaque, um posto social de destaque e um posto de outra coisa qualquer que seja de destaque.
Ainda não perceberam?
Enquanto as mulheres se acharem no direito de celebrar e aceitar rebaixamentos, mesmo que camuflados, mesmo que pouco notórios, mesmo que disfarçados de cavalheirismo, vão estar, elas próprias, a aceitar e a dar o direito, de forma camuflada, pouco notória e cavalheiresca, que as rebaixem.

Ainda se surpreendem quando uma empresa, no hora da contratação, faz comentários como:
"Está a pensar em ter filhos? Se está não aceitamos."
"Pedimos desculpa, mas estamos à procura de um homem para preencher esta vaga"
"Está disposta a receber 20% menos do que um homem pelo mesmo trabalho?"
"Se quiser o emprego tem de se vestir de forma provocatória e dar umas voltas comigo, que sou o patrão"

Dica:
Se querem evitar estas coisas, tanto como dizem querer, experimentem dar respostas como:
"Sim, estou a pensar em ter filhos e isso não significa que seja menos competente ou que tenha qualquer tipo de mais responsabilidade que um qualquer outro funcionário"
"Não, não estou disposta a receber menos que um homem, a competência não se mede pelo género"
"Ladies Night? Eu pago tanto de entrada como um qualquer homem, sou tão capaz quanto ele de manter o meu salário e ganhar bem"
"Dia da Mulher? Festeja-lo-ei quando souber quando é a data do Dia do Homem e festeja-lo-ei, também."

Queridas mulheres,
Não precisam que haja um Dia da Mulher para sair com as amigas. Basta ter dinheiro na carteira, um sítio giro para jantar, um barzinho ou uma disco ou um pub ou que porcariazinha gostem mais, reunir o vosso grupo de amigos e... Have Fun!!!
Para quê dar ao Mundo mais um motivo para nos apelidarem de "o sexo fraco"?
E agora é aquele momento em que toda a gente pensa: ninguém diz que as mulheres são o sexo fraco.
E eu respondo: mas dizem que os homens são o sexo forte. Isso faz das mulheres o quê? O sexo mais ou menos?

Não se contentem com o que é suficiente, não se deixem levar pelo que é aceitável. Na luta pela igualdade de género, somos tão capazes como qualquer outra pessoa, seja homem ou mulher.
Pensem nisto! 2 segundos são suficientes.



http://www.cnj.pt/site/media/k2/items/cache/51a3864ed3ad604d2340c3f8fe249f94_XL.jpg


Nota:
O motivo histórico que deu motivo à comemoração do Dia da Mulher merece, sim, ser comemorado, mas não de forma discriminatória. Até porque esse mesmo facto só prova que as mulheres, leoas naturais, não são assim tão fraquinhas quanto o marketing as quer fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários servem para exprimir emoções. Emoções servem para exteriorizar afectos. Se te afecta, exprime-te. Se não, exprime-te na mesma :D
Liberdade de expressão!